quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ilha de Páscoa - Parte 2: O que Fazer na Ilha?


Pois bem, agora que você já sabe como chegar até a Ilha, onde ficar e onde comer, fica a dúvida: o que tem pra fazer lá?

Mapa das atrações da Ilha

Bom, com certeza se você está pesquisando sobre a Ilha de Páscoa e quer ir para lá, provavelmente seu maior interesse é ver nada mais, nada menos, do que autênticos Moais, cartão postal Rapa Nui típico. Te garanto, você não vai ficar decepcionado! É o que mais se avista por lá, a ponto de (sim) enjoar.

Não é um Moai de verdade, é uma réplica!

Mas o que são os tais Moais? São estátuas esculpidas em pedras vulcânicas da Ilha, de alturas variadas, conhecidas por serem cabeçudinhas e com tronco pequeno. As lendas que os circundam vão desde como eram produzidos até como eram transportados. Você encontra teorias espirituais e até extraterrestres sobre eles. A mais aceita é a que eles eram esculpidos na própria pedra e depois transportados por troncos de árvores existentes na Ilha (o que é reforçado pelo pequeno número de árvores atualmente nela encontrados). Creio que sua produção se assemelhe a algo parecido com a construção, a grosso modo, das Pirâmides do Egito.

E para que serviam esses Moais? Crê-se que eram representações de líderes mortos e funcionavam como elementos de proteção das Tribos Rapa Nui, tanto que a grande maioria tem as costas voltadas para o Oceano e os olhos para a terra, pois acreditava-se que deles se emanava energia para seu povo. Por isso, você perceberá que hoje nenhum dos Moais conta mais com seus olhos originais, pois durantes as guerras entre as Tribos eles eram destruídos. O único exemplar original de olho de Moai é encontrado no Museo Antropologico Sebastián Englert, no qual também está o único Moai Feminino.

Como se irá perceber a maioria das atrações da Ilha se resume a Moais e seus Ahus, que são as plataformas em que estes ficam enfileirados horizontalmente, sendo antigos altares de adoração.

#Dica da Fefa: Em nenhuma hipótese suba num Ahu ou toque um Moai. Os nativos da Ilha levam muito a sério a conservação de sua história e patrimônio. Então você nem imagina o escândalo que eles fazem quando alguém só ameaça chegar perto (claro que sempre tem turista engraçadinho tentando). Então, não desrespeite a cultura e as tradições Rapa Nui, afinal, você está na casa deles.

Cuidado! Você pode ser multado e banido da Ilha!

#Dica da Fefa2: Assim como eu já disse quando falei sobre o Atacama, acredito que aqui seja um local que não tem a menor graça de se fazer sem um guia, embora seja possível alugar um carro, uma bicicleta ou até mesmo um cavalo e fazer as atrações por conta. Pesquisando recentemente sobre isso, vi que as recomendações são para que, caso você opte por fazer os passeios por uma agência de turismo, faça reservas com antecedência. Como eu disse anteriormente, fui para a Ilha por um pacote de compra coletiva, mas gostei da agência que efetuou os tours: Kia-Koe Tour (www.kiakoetour.cl), que além das excursões regulares, conta com diversos serviços, como aluguel de carros, cavalos e transfers, entre outros.

Bom, então vamos falar um pouco sobre o que há para se fazer na Ilha. 

* Museo Antropologico Sebastián Englert: fundado pelo sacerdote que deu nome ao museu, tem uma coleção de objetos da cultura Rapa Nui, inclusive o único Moai Feminino e um olho de Moai original (os que você encontra na Ilha são pintados), na minha opinião, as únicas coisas que valem a pena ver no museu.

Moai Feminino, Escultura na entrada no Museu e Olho de Moai original

* Igreja Santa Cruz: Eu tive a sorte de chegar na Ilha em pleno domingo, dia em que há a missa na Igreja de Hanga Roa rezada em Rapa Nui. Independentemente de religião, é algo muito interessante para se ver.


* Rano Raraku: Este lugar, que é um vulcão, é conhecido como fábrica de Moais, pois era onde eles eram esculpidos, e podem se observar diversos pelo caminho, inacabados ou acabados e não transportados. Alguns, sequer chegaram a ser levantados (existe um Moai imenso que ainda está encravado e deitado). Se você veio para ver Moais, com certeza, este é o lugar.

Uma verdadeira fábrica de Moais
 
*Ahu Tongakiri: É o maior Ahu da Ilha e conta com quinze Moais, além de ser uma das paisagens mais bonitas da Ilha (se é que é possível escolher uma). É possível avistá-lo do alto por Rano Raraku e por baixo, chegando próximo (mas não toque, lembre-se!). Dizem que é um dos melhores locais da Ilha para se assistir ao nascer do sol, mas infelizmente não tive essa oportunidade. Este Ahu foi restaurado recentemente pois foi derrubado por um tsunami em 1960.

Entrada do Ahu, diferença de tamanho entre o Moai e eu, Ahu visto de cima (de Rano Raraku) e de baixo com o grande Moai deitado ao seus pés
  
* Ahu Akivi: Este é o único Ahu em que os seus sete Moais estão com os olhos voltados para o Oceano, apesar de curiosamente se encontrar no interior da Ilha. Ao lado existe uma caverna pela qual é possível se passar. Sinceramente, este é meu Ahu preferido, foi o que mais me tocou, o que eu mais gostei de observar e o que mais me intrigou, embora não saiba dizer porquê.


* Ahu Vinapu: Praticamente sem Moais, o que observa é que as construções lá remanescentes lembram em muito as construções Incas perfeitamente encaixadas de Cusco e Machu Picchu (cidades sobre as quais falarei em breve). No dia que eu fui tinha vacas selvagens pastando.


 * Orongo: É uma aldeia cerimonial onde ocorria o ritual do Homem Pássaro efetuado para escolher o próximo líder da Ilha (Tangata Manu). Ganhava o título por um ano aquele que trouxesse um ovo de Manutara (uma andorinha marinha) sem quebrar de uma das pequenas ilhas em frente à de Páscoa. Nela se encontram habitações nativas e petroglifos. Orongo se localiza no vulcão Rano Kau e por ela é possível fazer trilhas até sua cratera.

Entrada do centro de visitantes, vista para o mar das pequenas ilhas, construção de várias habitações, entrada de uma das habitações

* Vulcão Rano Kau: Este foi o primeiro vulcão com que tive contato na vida e é inativo. Se você busca um vulcão típico, este será um pouco decepcionante. É coberto por vegetação e tem pequenas poças de água espalhadas pela sua cratera. Ainda que não seja o que se pode esperar de um vulcão, tem um visual belíssimo.

Vulcão ou um campo cheio de poças d'água?

* Praia de Anakena: Ilha, mar, sol... Praia, certo? Não na Ilha de Páscoa. A Ilha tem formação predominantemente rochosa o que faz com que não existam praias como nós brasileiros estamos acostumados. A única existente é a Praia de Anakena, na qual dizem que o mar é quente (eu não achei), coqueiros e uma certa infraestrutura e um visual caribenho de águas azuis e cristalinas. Afora a parte da praia, o local conta com o Ahu Nau-Nau, cujos Moais mantiveram intactos os seus Pukaos (é aquele “chapeuzinho” que alguns possuem) e a parte posterior tem petroglifos de lagarto.


* Ahu Tahai: Este Ahu fica próximo ao centro de Hanga Roa então, se você ficar hospedado lá é fácil ir a pé e por conta própria. Dizem que é o melhor lugar para se ver o pôr do sol na Ilha. Eu concordo. O pôr do sol aqui é belíssimo (mas perde para o de Oía, Santorini e do Valle da la Luna, Atacama, na minha singela opinião). É um espetáculo à parte na Ilha.


* Caverna Ana Kai Tangata: Confesso. Sou uma criança de apartamento. Ir pra Ilha de Páscoa significou lidar com vários medos meus. Um deles, o de cavernas (vai que tem morcegos ou qualquer outro bicho lá dentro?). Mas uma vez chegando nesta caverna, formada pela lava de erupções vulcânicas, tudo se tornou relativo. A visão é espetacular, com o azul do mar e as ondas batendo nas rochas. Em seu teto há diversas figuras pintadas. Conselho de uma medrosa: vale o passeio! ;) 

Vista de dentro da caverna, vista de fora da caverna

* Pedra Te Pito Kura: É uma pedra grande e oval que dizem ser o “Umbigo do Mundo” (embora os Incas tenham escolhido Cusco para tal título, mas aí, acho que esta discordância entra em mais uma daquelas tantas existentes entre chilenos e peruanos). É um campo magnético, e as pessoas costumam aproximar bússolas para ver sua agulha girar sem parar. Acredita-se que esta pedra tenha poderes curativos e as pessoas costumam encostar as mãos (sim, aqui pode, mas não exagere, subindo em cima da pedra) e fazer pedidos. Eu fiz o meu, acho que não custa! 


* Puna Pau: É um centro vulcânico onde se talhavam os pukaos dos moais, conhecidos como aqueles chapeuzinhos que ficam em suas cabeças. Na realidade, discute-se até hoje qual o significado destes pukaos, se eram realmente chapéus, ou se eram os penteados utilizados pelas tribos ou até mesmo turbantes. Lá você pode observar vinte pukaos de grandes dimensões que ficaram lá para ser transportados. Ainda, pode-se observar a cratera onde eram talhados os pukaos, além de haver um mirador em que é possível observar grande parte da extensão da Ilha.

Um pukao, local onde os pukaos eram entalhados, vários pukaos e vista da extensão da Ilha

* Ahu Akahanga: Diferentemente dos ahus descritos anteriormente, os moais aqui estão caídos ou deitados. É um sítio arqueológico no qual não houve restauração, por isso é possível observar os moais em seu “estado natural”. Ainda, há algumas cavernas no entorno e uma feirinha de artesanato com Rapa Nui típicos e simpáticos. 

Eu com um típico Rapa Nui (lá não se diz "xis" para tirar foto, se diz "moai"), um Moai tombado e vista do mar

* Ana Te Pahu: Mais uma caverna que pode ser explorada na Ilha. Passei rapidamente por ela, é bem escura, portanto, leve lanterna (eu usei a do celular mesmo). Era utilizada como refugio pelas tribos Rapa Nui. 

É tudo muito escuro, mas dá para ter uma noção de como é! ;)
 
* Caleta Hanga Roa o Tai: É uma das encostas da Ilha que dá para o Oceano e que fica em Hanga Roa. Foi o meu primeiro contato com o mar na Ilha e é de lá que saem embarcações para a prática de mergulho (bem difundida aqui). Você ainda pode observar um Moai solitário.



** Encerro por aqui as minhas dicas de viagem em território chileno (pelo menos por enquanto)! Tem alguma sugestão do próximo destino? Fique à vontade para dar sua opinião! ;) **

Nenhum comentário:

Postar um comentário